domingo, 21 de outubro de 2012

ALUNOS DOS 3ºS ANOS QUE PERDERAM O SIMULADO DE PORTUGUÊS, PODEM FAZER PELO BLOG E RESPONDER NELE MESMO OU ME ENTREGAR EM AULA!
 

CONHECIMENTO RECEBIDO

O conhecimento pode ser recebido ou construído. O conhecimento recebido é aquele que vem de uma autoridade e já pronto para consumo; tipicamente é aquele que se recebe na escola, nos livros, nas publicações acadêmicas e até nos meios de comunicação de massa.  O uso da autoridade é bastante comum na divulgação do conhecimento sobre a língua. As principais gramáticas da língua portuguesa, por exemplo, são conhecidas pelos nomes de seus autores.  Temos, assim, a gramática do Bechara, do Celso Cunha, do Napoleão, para citar apenas três.   O mesmo ocorre com os dicionários.  Os três maiores dicionários da língua portuguesa são conhecidos pelo nome das pessoas que os idealizaram: o Aurélio, o Michaelis e, mais recentemente, o Houaiss.  É óbvio que um dicionário do porte de qualquer um desses três não pode ser a obra de uma única pessoa.  O conhecimento necessário para produzir um dicionário  hoje  é tão complexo que não pode ser mais o resultado de um trabalho individual; tem que ser um trabalho de equipe.  Estamos na época da inteligência coletiva, distribuída não só entre pessoas afinadas por um mesmo objetivo, mas até entre pessoas e máquinas.  O Houaiss, para ficar ainda no exemplo do dicionário, não seria viável na década de 60, nem em termos de qualidade de impressão nem em termos de custo. Não haveria, na época, a tecnologia disponível para apresentar um produto que reunisse a qualidade gráfica e científica que se exige hoje de um dicionário, a um preço que possa ser pago, pelo menos, por um segmento razoável da população.

1. Qual O ARGUMENTO apresentado no texto pelo o autor PARA DEFENDER A TESE? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________2. No período “O conhecimento recebido é aquele que vem de uma autoridade e já pronto para consumo; tipicamente é aquele que se recebe na escola, nos livros, nas publicações acadêmicas e até nos meios de comunicação de massa,” POSSUI:

a)       or. Subord. Adjetiva/ or. Subord. Adjetiva

b)       or. Subord. Subst./ or. Subord. substantiva

c)        or. Subord. adverbial/ or. Subord. Adverbial

d)       or. Subord. adverbial/ or. Subord. adjetiva

e)       n .d. a

3.  No período “Estamos na época da inteligência coletiva, distribuída não só entre pessoas/ afinadas por um mesmo objetivo, mas até entre pessoas e máquinas”.

a)       or. Subord. Adjetiva reduzida de particípio/ or. Subord. Adjetiva reduzida de particípio.

b)       or. Subord. Subst. Reduzida de particípio/ or. Subord. . adverbial reduzida de particípio.

c)        or. Subord. Adverbial reduzida de particípio/ or. Subord. Adverbial reduzida de particípio

d)       or. Subord. Adverbial reduzida de particípio / or. Subord. Adjetiva reduzida de particípio.

e)       n .d. a

 

 

4. Na frase “.   Eu diria até mais, ainda que com medo de vaiarem: o conhecimento precisa ser distribuído não só entre cérebros humanos, mas também incluir a memória das máquina”, temos:

a)       or. Subord. adverbial reduzida de particípio/ or. Subord. Adjetiva reduzida de particípio.

b)       or. Subord. Subst. Reduzida de infinitivo/ or. Subord. . adjetiva reduzida de particípio.

c)        or. Subord. Adverbial reduzida de particípio/ or. Subord. Subst. reduzida de particípio

d)       or. Subord. Adverbial reduzida de infinitivo/ or. Subord. Adjetiva reduzida de particípio.

n .d. a

5.  (PONTA GROSSA-PR) Um grande escritor brasileiro, realiza uma obra de ficção, que é , modernamente, um depoimento sociológico e econômico da região latifundiária do nordeste: a Zona da Mata e da Lavoura açucareira. Trata-se de:
a) Érico Veríssimo.
b) Graciliano Ramos.
c) Marques Rebelo.
d) José Lins do Rego.
e) n. d. a.

TEMA PARA REDAÇÃO

Em que mundo você quer viver? (Considere os impactos ambientais e o comportamento humano diante do meio ambiente). FAÇA UM ARTIGO DE OPINIÃO EM NO MÁXIMO 30 LINHAS.
1_______________________________________________________________________________________________________2_______________________________________________________________________________________________________3_______________________________________________________________________________________________________4_______________________________________________________________________________________________________5_______________________________________________________________________________________________________6_______________________________________________________________________________________________________7_______________________________________________________________________________________________________8_______________________________________________________________________________________________________9_______________________________________________________________________________________________________10______________________________________________________________________________________________________11______________________________________________________________________________________________________12______________________________________________________________________________________________________13______________________________________________________________________________________________________14______________________________________________________________________________________________________15______________________________________________________________________________________________________16______________________________________________________________________________________________________17______________________________________________________________________________________________________18______________________________________________________________________________________________________19______________________________________________________________________________________________________20______________________________________________________________________________________________________21______________________________________________________________________________________________________22______________________________________________________________________________________________________23______________________________________________________________________________________________________24______________________________________________________________________________________________________25______________________________________________________________________________________________________26______________________________________________________________________________________________________27______________________________________________________________________________________________________28______________________________________________________________________________________________________29______________________________________________________________________________________________________30______________________________________________________________________________________________________

Atenção, alunos dos 3ºs anos que perderam a prova de português do simulado, favor acessar  este blog e responder a prova, comentando no próprio blog ou respondendo e entregando em aula, ok!

A redação pode ser também entregue aparte!

BOA SORTE!