quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

PROJETO CONSCIÊNCIA SÓCIOAMBIENTAL O LIXO NUMA ABORDAGEM REFLEXIVA

ESTADO DE ALAGOAS
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA IZAURA ANTONIA DE LISBOA
Rua Antônio Marroquim, S/N – Baixão – Arapiraca / AL.
CNPJ: 06.247.161/0001-6













CONSCIÊNCIA SÓCIOAMBIENTAL
O LIXO NUMA ABORDAGEM REFLEXIVA













Arapiraca/Alagoas
2010
JUSTIFICATIVA



Atualmente, vivemos num ambiente onde a natureza é profundamente agredida por toneladas de matérias-prima, provenientes dos mais diferentes lugares do planeta, são industrializadas e consumidas gerando rejeitos e resíduos, que são comumente chamados lixo. Seria isto lixo mesmo? Em uma concepção moderna, o lixo se caracteriza por uma massa heterogênea de resíduos sólidos, resultante das atividades humanas, os quais podem ser reciclados e parcialmente utilizados, gerando, entre outros benefícios, proteção à saúde pública e economia de energia e recursos naturais. A conscientização ambiental consiste num modo de ver o mundo em que se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na constituição e manutenção da vida.
Em termos de educação, essa perspectiva contribui para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da co-responsabilidade, da solidariedade e da eqüidade.Nesta perspectiva este projeto foi elaborado com a intenção de transformar o meio ambiente da unidade escolar, buscando pressupostos na nova realidade de ensino, bem como social e educacional. Por dispor de bastante espaço, a escola necessita de organização com a questão de o lixo ser jogado em qualquer lugar sem os devidos cuidados de coleta ou mesmo, qual é o destino desses resíduos.
O Decreto Federal nº 5.940, de 25 de outubro de 2006. Institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, e dá outras providências. E o Decreto Estadual Nº 40.645 de 08 de março de 2007 institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis
Sendo assim, a presente proposta visa à conscientização do corpo discente da Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa, localizada na cidade de Arapiraca/AL, da importância de preservar o meio ambiente, cuidando e conservando o lugar onde se vive ou passa a maior parte do tempo e que frequentemente se vê lixo em qualquer lugar, além das ruas que a cerca, pretende-se com isso, divulgar a iniciativa da coleta seletiva e reciclagem de lixo no âmbito de toda a escola e nas comunidades próximas a ela, bem como na cidade.
Ficaremos com o destino, especialmente, do lixo doméstico, como aproveitá-lo, seu condicionamento ao solo através da compostagem e outros mecanismos de coleta, bem como estudos de áreas degradas e preservadas.
Tem como objetivo que os alunos utilizem esses conhecimentos adquiridos por meio da prática da coleta seletiva e da pesquisa, refletindo sobre o problema do lixo urbano e rural no meio ambiente e o que pode ser feito para melhorar a vida na comunidade, bem como a capacidade de compreensão e expressão nas várias situações de necessidade que houver, promovendo no educando habilidades para desenvolver práticas sociais de conscientização na sua comunidade.
















OBJETIVOS

GERAL

• Sensibilizar à comunidade escolar de que o lixo é um problema grave que assola a escola, a cidade e o mundo, especialmente na região mais carente;


ESPECÍFICOS:

• Relacionar os problemas ao lixo doméstico, urbano e rural que podem ser resumidos nos seguintes tópicos: conscientização, políticas públicas, doenças e destino do lixo.

• Trabalhar na prática com atividades que desenvolvam habilidades de conscientização na escola e na comunidade.

• Investigar áreas degradas e preservadas na própria cidade de Arapiraca.














METODOLOGIA



Em busca de uma exploração minuciosa acerca do tema escolhido para esse projeto percorreremos um caminho investigativo que inicialmente se dará pela pesquisa bibliográfica “Seu objetivo é buscar compreender as principais contribuições teóricas existentes sobre um determinado tema-problema ou recorte, considerando as produções existentes” (HORN, 2005, p. 73)
Para a execução desse projeto, serão realizados ainda a pesquisa de campo

A principal finalidade deste tipo de pesquisa é recolher, registrar, ordenar e comparar dados coletados em campo (com uso de instrumentos específicos de acordo com os objetivos do assunto escolhido como objeto de estudo. [...] Consiste na observação de fatos tal como ocorrem espontaneamente, na coleta de dados e no registro de variáveis presumidamente relevantes para ulteriores análises (RUIZ, 1982. p. 50)


A principal finalidade das pesquisas realizadas é possibilitar aos estudantes da Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa a possibilidade de mudança de postura frente às questões ambientais. Desse modo, pretende-se que sejam produzidos vídeos de ambientes poluídos antes (ÁREAS DEGRADADAS), durante a realização das atividades e depois da conclusão dos trabalhos, pesquisas e estudos desenvolvidos nesse contexto da conscientização do problema do lixo (ÁREAS PRESERVADAS). Serão adquiridos três tipos de lixeiras: verde (para lixo reciclável), cinza (para lixo não reciclável) e marrom (para lixo orgânico). Essas lixeiras serão distribuídas em pontos estratégicos do escola (locais de maior circulação de alunos, professores e servidores). O lixo coletado será recolhido pelas cooperativas de coleta de lixo cadastradas, periodicamente, de acordo com a necessidade. Paralelamente, serão produzidos panfletos e cartazes explicativos dos procedimentos de coleta seletiva de lixo e reciclagem que serão distribuídos na própria escola. Serão criados pontos de coleta de pláticos, pilhas e baterias na Secretaria e Diretoria da escola. As pilhas e baterias coletadas serão encaminhadas para uma empresa responsável que possua um projeto de direcionamento desses resíduos tóxicos.
Além disso, palestras educativas serão ministradas para maiores esclarecimentos sobre o assunto. Bem como atividades educativas sobre as doenças e prevenções decorrentes do lixo. No decorrer dessas atividades será feito visitas a outras escolas, empresas no sentido de conscientizar a questão dos vários tipos de lixo e ou poluição que se tem e dever ser tomados alguns cuidados no sentido de educar a população para um ambiente cada vez melhor.
Nos meses finais do projeto, será realizada uma pesquisa de opinião através da qual se questionará alunos e servidores da escola sobre a efetividade e abrangência do mesmo, bem como apresentações das atividades desenvolvidas através de vídeos, painéis de pesquisa sobre a quantidade de lixo produzido a nível de escola e cidade, artigos de opinião, poemas, paródias, textos publicados e selecionados como incentivo de desenvolvimento de ponto de vista dos alunos, trabalhos de reciclagem.



















AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada de forma qualitativa, na verificação dos procedimentos e resultados descritos pelos alunos nas próprias atividades.




























CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Atividade / Período JUL AGO SET OUT NOV DEZ
1- Reuniões para sensibilizar os docentes para a necessidade de desenvolver o projeto na escola.
2- Reunião com os funcionários da escola visando sensibilizá-los para a necessidade de participação no projeto.
3- Reuniões de professores por área de conhecimento x
3- Levantamento bibliográfico (os professores) x
4- Apresentação da proposta do projeto pensada pelos docentes aos estudantes do Ensino fundamental e médio, convidando os alunos a participarem, desafiando-os com a missão do projeto.
X x
5- Elaboração dos sub-projetos com os alunos.
6- Apresentação do Projeto para os diversos segmentos da comunidade escolar
7- - Indicação de fontes de pesquisas tais como: livros, revistas e sites relevantes para a pesquisa na área.
8-- Produção do material de
divulgação da coleta seletiva para a escola
compra das lixeiras. x
9- - Contato com as empresas de coleta de material x
10-Estudo das áreas degradadas e preservadas . prof. Geoane (geografia) & Quiteria(português) 2º s e 3ºs anos/ensino médio com a pesquisa teórica. x x x
11- Alocação das lixeiras no espaço escolar distribuição do material de divulgação e palestras de esclarecimento da coleta no âmbito da escola x
12-Palestras (promovida pelo professor Genivaldo nas turmas de ensino médio sobre um dos problemas: a dengue) x
13-produção do material de
divulgação da coleta seletiva para ambientes fora da escola e pesquisa para coleta de dados profª Vera (matemática) 2ºs anos/ensino médio
x x x
14-Distribuição do material de
divulgação e palestras de esclarecimento da coleta fora (escolas e empresas) x x
15- sobre hábitos de higiene PROFESSORA TELMA LIRA
1 Levantamento do lixo produzido na escola.
2 De que é feito o lixo que produzimos em nossa escola?
3 Qual o destino do lixo que produzimos em nossa escola?
4 O que é feito com lixo que produzimos na escola?
5 Palestra / Outubro.
profª Telma(geografia) e Edla: ensino fundamental 6º, 7º ,8º, e 9º anos
x
16- sobre os hábitos de reciclagem dos descartáveis no
ambiente familiar e escolar
profª Penha (história)
Reações químicas com a profª
Vanessa (química) :
turmas : 1ºs anos/ensino médio x
17 Trabalhar as doenças transmitidas pela água e pelo solo contaminado, trabalhando com levantamento de dados sobre o município de Arapiraca e enfocando os procedimentos higiênicos para evitá-las. (3ºs anos/ensino médio matutino e vespertino – Profª Bio Viviane)
Pesquisar a importância de estações de tratamento de água e de esgoto na cidade ou Estado e o procedimento adequado da população na ausência destes. (2ºs anos/ ensino médio matutino e vespertino – Profª Bio Viviane) x x x
17-Pesquisa de opinião sobre a efetividade do projeto na escola:
Prfª : Quitéria (2º A,B e C ”VESPERTINO” e 3º A e B “MATUTINO E VESPERTNO”);
• TEXTOS
• PRODUÇÕES TEXTUAIS:
• Artigo de opinião
• Artigo visual x x
18- apresentação dos trabalhos finais.
• Avaliações dos trabalhos
• Escolha do/s melhore/s artigos ( opinião /visual) para publicação no site (a escolher)
x
19- Preparação do relatório final do
Projeto.
x

















REFERÊNCIAS



Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5940.htm. Acesso em 19/07/2010.

Disponível em: https://www.lixo.com.br. Acesso em 12/08/10


HORN, Geraldo Balduino. Metodologia da pesquisa. Curitiba: IESD, 2005.

RUIZ, J.A. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos: São Paulo: Atlas, 1982.

SARIEGO, José Carlos. Educação Ambiental: as ameaças ao planeta azul. São Paulo: Scipione, 2002.



















RECURSOS
Materiais:
• CAMERAS
• FILMADORA
• LIXEIRAS
• COMPUTADORES
• INTERNET
• IMPRESSORAS
• PAPEL
• CANETAS
• LAPIS
• PINCÉIS
• PILOTO

Humanos:
• DIREÇÃO
• COORDENAÇÃO
• PROFESSORES
• ALUNOS
• E OS DEMAIS Q COMPÕEM A ESCOLA
Financeiros
Nº Item Quantidade R$



ANEXOS


ESCOLA IZAURA ANTONIA DE LISBOA
PROJETO MEIO AMBIENTE
SUBPROJETO: AS ÁREAS DEGRADADAS E PRESERVADAS EM ARAPIRACA – DOCUMENTÁRIO CRÍTICO E ANALÍTICO.
PROFESSOR ORIENTADOR: GEOVANE
TURMAS ENVOLVIDAS: 3º ANO MÉDIO MATUTINO E VESPERTINO
OBJETIVO GERAL: Demonstrar através de imagens a realidade de um ambiente preservado em contraposição a um ambiente degradado na localidade em que vivemos, como forma de gerar uma consciência de preservação para uma melhor qualidade de vida.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Fazer um levantamento das áreas com impactos ambientais em Arapiraca, a exemplo de lixo urbano, esgotos, poluição visual e sonora, desmatamento e poluição atmosférica.
Debater em sala de aula sobre a problemática dos impactos ambientais em nível nacional, associando aos problemas inerentes a realidade local.
Verificar as áreas urbanas com preservação ambiental como: ruas arborizadas, artérias com saneamento básico, áreas verdes, praças com intenso trabalho de jardinagem, além de ambientes com vegetação natural na zona rural.
Realizar pesquisa de campo junto a comunidade através de entrevistas para entender qual a posição da sociedade acerca das áreas degradadas e preservadas.

METODOLOGIA:
Trabalhar os conteúdos relativos ao Meio Ambiente nas turmas do 3º ano Médio;
Dividir as salas de aula em grupos temáticos: Lixo urbano, Esgotos, Poluição Visual, Poluição Sonora e Poluição Atmosférica (Áreas degradadas); Áreas Verdes, Ruas Arborizadas, Saneamento Básico, Praças preservadas, Áreas de vegetação nativa ( Áreas preservadas)
Direcionar as equipes para pesquisa bibliográfica e na internet sobre os temas de cada uma, além de pesquisas junto aos órgãos públicos.
Elaborar questionários de pesquisa de campo para entrevistar moradores de áreas preservadas e degradadas.
Tabular os resultados obtidos na pesquisa de campo, elaborando gráficos para análise dos mesmos e posterior apresentação no auditório.
Realizar filmagem das áreas degradadas e preservadas em forma de documentário, com edição baseada em programas jornalísticos.
Apresentar o documentário para as turmas envolvidas e demais turmas da escola como forma de conscientizar para a necessidade de preservar o ambiente em que vivemos.
O documentário sobre Poluição visual e sonora, bem como os gráficos obtidos na pesquisa de campo será apresentado também para as turmas dos 1ºs anos junto a disciplina Língua Portuguesa em parceria com a Profª Eliane.


O documentário Lixo Urbano, bem como os gráficos relativos ao tema serão apresentados aos alunos do 8º e 9º anos em parceria com a disciplina Língua Portuguesa, através da Profª Élvia.

CRONOGRAMA: Meses Atividades
Agosto Socialização e divisão das equipes
Setembro Pesquisa de campo com entrevistas
Outubro Filmagens e edição do material coletado
Novembro Análise dos resultados
Dezembro Apresentações

Um comentário:

Laura disse...

parabéns pelo progeto!!! estou feliz por ter participado...e que todos aprendam a lição!! laura sua ex-aluna.